Resenha Histórica

Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objetivo de praticar a solidariedade social concretizada nas 14 obras da misericórdia.

A sua fundação remonta à década de 1880 sob a forma de uma Associação de Beneficência, com a implementação de um dispensário. 1889 Foi o ano do início da construção do Hospital, mas de acordo com os estatutos só em Novembro de 1891 se realizou a sessão inaugural com a "visita e inspeção da mesa ao edifício, verificando satisfazer a todos os preceitos de higiene, capacidade e comodidade” e posteriormente a 08 de Dezembro do mesmo ano realizou-se a abertura do edifício ao público surgindo com a designação de Hospital de todos os Santos, alterada para Hospital da Misericórdia de Todos os Santos de Ferreira do Zêzere e posteriormente passou a utilizar Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere.

Desde a sua origem balizou a sua atuação pela prática da solidariedade, tendo como base o apoio dos seus beneméritos salientando-se entre muitos os sócios fundadores, Doutor Guilherme Augusto de Faria Godinho que declarou fazer todo o serviço clinico do hospital gratuitamente. O Teatro, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, também serviu de palco para que uma vez mais fosse possível, através do auxílio da população angariar fundos para fazer frente às muitas dificuldades financeiras que o hospital enfrentava.

Alguns anos mais tarde, mais especificamente em 1984 realizou-se a escritura de aquisição da Quinta das Acácias local onde está fixada a sede da Santa Casa. Foram realizadas obras de remodelação da casa que existia na quinta e inicialmente apenas existiam duas repostas socias, Lar e Serviço de Apoio Domiciliário. O Lar de S. Miguel foi inaugurado em Dezembro de 1985, tendo sofrido obras de ampliação 4 anos após esta inauguração. As obras foram concluídas em Dezembro de 1992, precisamente 101 anos depois da fundação da Santa Casa da Misericórdia de ferreira do Zêzere.

As repostas sociais ligadas á infância tiveram origem num projeto inicialmente de cariz particular através da fundação da “Obra dos Pequeninos em 1943 pela D. Fernanda Silva Jorge da Mota Cardoso. Em Janeiro de 1946 passou para uma obra de cariz público, através da aprovação dos seus Estatutos passando a ser designada por Centro de Assistência Social e Infantil de Ferreira do Zêzere funcionando inicialmente de forma provisória numa antiga casa paroquial até estar concluído o novo edifício, que se situava na mesma rua junto á Igreja Matriz. As novas instalações do CASIFZ foi inaugurado a 12 de Dezembro de 1954, tendo apoiado muitas crianças do concelho até 1985, ano em que se procedeu á integração do Centro Assistência Social Infantil na Santa Casa da Misericórdia.

Pós 25 Abril foi o fecho do Hospital mas em parceria com a Saúde foi restruturada uma parte onde foi criada um Centro de Apoio a Dependentes e em 2002 após obras transformada numa ERPI com capacidade para 29 utentes.

A 14 de Dezembro de 2004 realizou-se a inauguração das novas instalações da Creche e Jardim de Infância sitas na Quinta das Acácias.

Em Novembro de 2011 iniciamos obras no valor de 1.199.000,00€, no Lar de S. Miguel para a sua reconversão e ampliação, ficando a ERPI com capacidade para 52 utentes.